Notícias

Candidato vitorioso nas eleições da Romênia e crítico da OTAN é preso

Apesar de ter vencido o primeiro turno das eleições presidenciais romenas, Calin Georgescu, acusado pela mídia ocidental de ser de "extrema direita", teve sua vitória anulada pelo Tribunal Constitucional do país. O político é um crítico ativo do apoio da UE e da OTAN ao regime de Vladimir Zelensky.
Candidato vitorioso nas eleições da Romênia e crítico da OTAN é presoGettyimages.ru / Andrei Pungovshi

O candidato independente e vencedor da eleição presidencial de 2024 da Romênia, Calin Georgescu, foi preso nesta quarta-feira, segundo informações de sua equipe de comunicação.

"Hoje, Calin Georgescu deveria apresentar sua candidatura à nova presidência. Há apenas dez minutos, ele foi preso em um engarrafamento e levado ao Gabinete do Procurador-Geral para interrogatório. Onde está a democracia agora? Onde estão os parceiros que deveriam defender a democracia?", diz a nota divulgada nas redes sociais. 

Segundo a mídia local, um mandado de prisão foi emitido contra o político.

De acordo com fontes judiciais citadas pela Stirile Pro TV, Georgescu foi preso para interrogatório no âmbito de buscas em vários condados por ações contra a ordem constitucional, incitação pública, "criação de uma organização fascista" e "declarações falsas" sobre as fontes de financiamento da campanha eleitoral.

O partido Aliança para a União dos Romenos (AUR) anunciou que os deputados do partido irão ao Gabinete do Procurador-Geral. "No contexto dos eventos recentes, todos os deputados da AUR estão indo ao Gabinete do Procurador-Geral, incluindo o presidente da AUR, George Simion, para exigir explicações", afirma o movimento.

  • Em dezembro, o Tribunal Constitucional da Romênia anulou os resultados do primeiro turno das eleições de novembro no país, em que Calin Georgescu, um candidato independente que se manifestou abertamente contra a OTAN, foi o vencedor.