Notícias

Bukele ataca Petro: 'Toma umas doses a mais e tem uma crise geopolítica'

O presidente salvadorenho realizou a fala em um encontro com investidores estrangeiros.
Bukele ataca Petro: 'Toma umas doses a mais e tem uma crise geopolítica'Gettyimages.ru / Gabriel Aponte / Alex Peña

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, realizou ataques contra seu homônio colombiano, Gustavo Petro, em uma reunião com empresários latino-americanos.

"Eu estava dizendo para alguns amigos empresários colombianos que deve ser difícil, um dia está tudo bem e, no dia seguinte, o presidente toma algumas doses a mais e tem uma crise geopolítica. Mas graças a Deus eu não tomo e não acontece isso", disse Bukele, em gravação divulgada esta semana.

O mandatário do país centro-americano celebrou um encontro com investidores internacionais na quarta-feira passada, buscando promover possibilidades de aplicações em seu país. Para isso, destacou as boas relações que mantém com o novo presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto marcou suas diferenças com Petro.

Bukele ainda contrastou a suposta segurança que seu país oferece para investidores, com as condições colombianas para esse setor:

"Se estou na Colômbia, que possui um dos melhores empresariados da América Latina, mas de repente o Governo faz algo ruim e coloca meus negócios em crise, desvaloriza a moeda e perco 20% dos meus depósitos em um dia. Isso não acontece em El Salvador", defendeu.

Entre os presentes no encontro, desacam-se o economista brasileiro Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o magnata mexicano Carlos Slim, a pessoa mais rica da América Latina.