
Avanço russo em Kursk e Sumy pode provocar colapso das forças de Kiev

O avanço das tropas russas nas províncias de Kursk, na Rússia, e Sumy, na fronteira com a Ucrânia, pode levar as forças de Kiev ao colapso, privando-as do último centro logístico da região.
A informação foi divulgada na segunda-feira (24) pelo jornal Vzgliad, com base em análises de especialistas.
Por muito tempo, o gabinete do líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, tentou usar a presença das tropas de Kiev em Kursk como vantagem em negociações, afirmou Vadim Koziulin, pesquisador do Centro de Estudos Militares e Políticos da Academia Diplomática da Rússia.
"A simples presença do Exército ucraniano na área dava um tom mais contundente e intransigente ao discurso de Kiev", disse.
"O avanço do Exército russo na região de fronteira pode tirar do inimigo essa sensação de 'vitória'. Nossos combatentes estão perto de destruir o sistema logístico ucraniano na área. Sem suprimentos, é impossível manter as tropas na cidade russa de Sudzha", explicou Koziulin.
"As Forças Armadas ucranianas terão que deixar essa localidade. E, quando isso acontecer, o gabinete de Zelensky perderá a 'moeda de troca' que vinha usando para pressionar Moscou. Esse fato, por si só, fortalecerá a posição da Rússia nas negociações", avaliou o especialista.

O correspondente militar Dmitry Kulko informou em seu canal no Telegram que as forças russas estão avançando na província de Sumy por duas frentes. Segundo ele, paraquedistas russos já tomaram a parte norte da vila fronteiriça de Zhuravka, enquanto outras unidades avançam em direção a Basovka.
"As Forças Armadas da Ucrânia estão contra-atacando ativamente nessas áreas, pois sabem que ficarão sem logística assim que nossas forças cortarem a estrada Yunakovka [Ucrânia] - Sudzha", afirmou.
O analista militar Mikhail Onufrienko acredita que a ofensiva russa em Sumy busca "enfraquecer ao máximo as tropas inimigas na região de fronteira com a Rússia".
Ele destacou que, se a Rússia estabelecer controle sobre a estrada Yunakovka-Sudzha, as tropas de Kiev perderão comunicação com a retaguarda. "Nesse caso, os dias do Exército ucraniano na província de Kursk estarão contados", disse.
"O inimigo ficará sem possibilidade de abastecer suas tropas na região de fronteira com a Rússia. As Forças Armadas da Ucrânia sabem disso. Mais cedo ou mais tarde, terão que abandonar suas posições", concluiu.