Notícias

Relembre os momentos mais inusitados da política latino-americana em 2023

Internautas elaboraram uma lista através de votação de escala internacional.
Relembre os momentos mais inusitados da política latino-americana em 2023Redes Sociais / Captura de tela

O perfil humorístico Crazy Ass Moments in LatAm Politics, com mais de 86 mil seguidores, promoveu uma votação que englobou internautas de diferentes países. O objetivo era enumerar os momentos mais inusitados da política latino-americana no ano de 2023.

Depois de computadas as opiniões (com os brasileiros liderando em número de votos), foi produzida uma lista. A RT Brasil a reproduziu abaixo, traduzindo e adicionando um pouco de contexto sempre que necessário. Confira:

8. (7 de Agosto): "Afuera!"

Javier Milei, então candidato eleitoral à presidência da Argentina, mostra, de maneira excêntrica, quais ministérios (incluindo Educação e Saúde) ele gostaria de abolir:

7. (6 de maio) Boric é preso

Presidente chileno, Gabriel Boric, fica preso em um escorrega infantil em Punta Arenas, sua cidade natal:

6. (20 de agosto) Kogos debate com crianças

Paulo Kogos, então candidato à deputado estadual por São Paulo, diz ter usado “táticas militares” para debater com crianças de 11 anos sobre a teoria darwinista da evolução, e admite quase ter perdido:

5. (8 de janeiro) Algodão doce verde e amarelo

Vendedor de algodão-doce é visto durante os ataques em Brasília:

4. (19 de abril) Un "marica"

Ministério do Interior da Colômbia faz uma postagem, rapidamente deletada, dizendo torcer para que o personagem Luigi seja gay:

3. (18 de agosto) Só sei que nada sei

 Sandra Torres, à época candidata à presidência da Guatemala, diz durante um comício que “a ignorância é a riqueza” da cultura de seu povo:

2. (11 de novembro) Fake news!

Javier Milei clarifica que não fez sexo com sua irmã e que não fala com cachorros mortos em uma postagem destinada a rebater desinformação:

1. (13 de setembro) Alienígenas do presente

 Durante uma sessão especial na Câmara dos Deputados do México destinada à OVNIS, ufologistas clamam ter descoberto corpos de alienígenas e os mostram para os políticos presentes. Eles buscavam o reconhecimento da existência de vida extraterrestre: