
Reino Unido ecoa Trump e diz não descartar retorno da Rússia ao G7

O retorno da Rússia ao G7 é possível e o Reino Unido pretende discutir a questão com seus aliados, afirmou o Ministro da Defesa do Reino Unido, Dan Jarvis, à Times Radio.
"Esta será uma pauta a ser discutida com os aliados internacionais. E esta é uma pauta certamente a ser considerada quando o conflito na Ucrânia chegar ao fim", disse Jarvis ao comentar sobre a possibilidade do retorno da Rússia ao G7.

De acordo com o ministro, o premiê britânico Keir Starmer pode abordar o assunto do retorno da Rússia ao G7 em futuras conversas com o presidente dos EUA.
Anteriormente, Donald Trump afirmou que quer a Rússia de volta ao G7. Em resposta, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, declarou que o G7 havia perdido sua relevância devido à mudança dos centros de crescimento econômico para outras regiões do mundo, enfatizando que Moscou está mais interessada em desenvolver relações com o G20.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, também observou que o G7 havia se transformado de uma plataforma de resolução de problemas globais em um instrumento de pressão sobre países indesejados, chamando o grupo de "um formato ultrapassado que perdeu completamente sua autoridade".
