Segurança Pública do RJ e EUA querem reconhecer CV como organização criminosa internacional

Segundo reportagem exclusiva do jornal Extra, o Serviço de Segurança Diplomática dos EUA seria um dos órgãos do governo norte-americano envolvidos na negociação.

A Secretaria estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro pretende fazer um acordo com o governo dos Estados Unidos para reconhecer o Comando Vermelho (CV) como uma organização criminosa internacional, segundo reportagem exclusiva do jornal Extra publicada na segunda-feira. 

Os documentos obtidos pelo veículo de informação revelam que o Serviço de Segurança Diplomática (DSS, na sigla em inglês) dos EUA é um dos órgãos do governo norte-americano já envolvidos na negociação.

Tal medida abrirá espaço para que outras agências americanas tais como a DEA (Drug Enforcement Administration) e a ATF (Bureau of Alcohol, Firearms and Explosives) também ajudem a combater as atividades criminosas da facção no exterior.

Entre outros atribuições, a instituição, que é subordinada ao Departamento de Estado norte-americano, é encarregada do combate ao crime fora das fronteiras dos Estados Unidos.