Notícias

'Mãe é mulher e pai é homem', define diretriz do governo Trump

A nova orientação do Departamento de Saúde faz parte da política de "apenas dois sexos" do presidente Donald Trump.
'Mãe é mulher e pai é homem', define diretriz do governo TrumpGettyimages.ru / Valerii Apetroaiei

O secretário de saúde dos Estados Unidos, Robert Kennedy Jr., anunciou uma nova orientação que define "mãe" como o genitor feminino e "pai" como o genitor masculino. O anúncio faz parte da política federal de "apenas dois sexos" do presidente Donald Trump, conforme informado pela imprensa americana na semana passada.

Desde que assumiu o cargo, Trump emitiu várias ordens neste âmbito afirmando que a política de governo dos EUA reconhece apenas dois sexos - masculino e feminino.

Ele instruiu o departamento de saúde (HHS) a fornecer "orientações claras" dentro de 30 dias sobre como interpretar as definições baseadas em gênero.

A orientação emitida pelo HHS define "sexo" como uma classificação biológica imutável que designa os indivíduos estritamente como homens ou mulheres.

Uma "mulher" é descrita como "uma pessoa cujo sexo é caracterizado por um sistema reprodutivo com a função biológica de produzir óvulos";  e um "homem" - "com a função biológica de produzir esperma".

Consequentemente, uma "mãe" é definida como uma pessoa do sexo feminino e um "pai" como uma pessoa do sexo masculino.

Durante anos, os EUA se afastaram de títulos parentais tradicionais, substituindo "mãe" e "pai" por "parent 1" (pai ou mãe 1) e "parent 2" (pai ou mãe 2).

O Departamento de Estado justificou a mudança em 2011 argumentando que os títulos parentais específicos de gênero estavam "desatualizados".

Em agosto do ano passado, o Departamento de Saúde de Vermont recomendou o uso de termos neutros como "child" ou "kid" (criança) ao invés de "son" (filho) ou "daughter" (filha) como forma de promover a linguagem inclusiva

No mês passado, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem proibindo a "ideologia radical de gênero" nas forças armadas, afirmando que o serviço militar deveria ser reservado apenas a pessoas com aptidão física e mental.

Outra ordem executiva baniu as mulheres trans dos esportes femininos a fim de impedir que atletas transgêneros competissem em eventos sediados nos EUA, incluindo as Olimpíadas e a Copa do Mundo de 2028.

Várias das decisões de Trump enfrentam desafios legais com juízes federais bloqueando algumas de suas ordens executivas. A abordagem de seu governo atraiu críticas de grupos de direitos civis e defensores da comunidade LGBT.