O Reino Unido se prepara para impor seu "maior pacote de sanções" contra a Rússia antes do terceiro aniversário do conflito na Ucrânia, anunciou o ministro das Relações Exteriores, David Lammy, no domingo (23), segundo as informações do jornal Independent.
"Este também é o momento de apertar os parafusos da Rússia de Putin", afirmou o ministro.
Em um esforço para aumentar a pressão sobre Moscou, o chanceler britânico disse que revelaria, nesta segunda-feira (24), o pacote de medidas mais significativo desde os primeiros dias do conflito, com o objetivo de "enfraquecer sua máquina militar e reduzir as receitas que alimentam o fogo da destruição na Ucrânia", informou o jornal.
Desde o início do conflito, em 2022, o Reino Unido já impôs sanções contra 1.900 indivíduos e organizações, além de atingir setores estratégicos e a exportação de energia.
Lammy acrescentou ainda que as novas restrições seriam anunciadas em um "momento crítico" para a Ucrânia.
"Continuamos comprometidos em fornecer 3 bilhões de libras (US$ 3,78 bilhões) por ano em apoio militar para colocar a Ucrânia na posição mais forte possível", declarou.
O ministro também reiterou que o Reino Unido está "pronto e disposto" a contribuir com tropas como parte de uma força de "manutenção da paz", se necessário.