Rublo russo é a moeda mais promissora entre os mercados emergentes

A moeda se valorizou 13% frente ao dólar, impulsionada por mudanças na política externa dos EUA.

O rublo russo se tornou a moeda mais promissora entre as de mercados emergentes, segundo a agência Bloomberg.

Analistas da agência atribuem esse fortalecimento a “uma mudança drástica na política dos EUA” em relação a Moscou.

A moeda russa se valorizou 13% em relação ao dólar desde o início do ano, tornando-se a de melhor desempenho entre as emergentes. O Banco Central da Rússia fixou a cotação oficial em 88,51 rublos por dólar na sexta-feira, o maior valor desde agosto do ano passado.

“O início bem-sucedido das negociações entre Rússia e Estados Unidos, somado às declarações firmes de Trump, permite ao mercado manter expectativas positivas”, diz Denis Popov, analista do Promsvyazbank, banco russo. Segundo ele, há possibilidade de o rublo continuar se valorizando no curto e no médio prazo.

No entanto, a agência alerta que a valorização da moeda russa pode ser prematura caso a situação geopolítica não melhore.

“Se o cenário geopolítico não mudar, nossas estimativas indicam que um nível justo de câmbio, considerando os preços atuais do petróleo, permanecerá acima das cotações atuais. O valor seguirá acima de 100 rublos por dólar”, afirma Oleg Kuzmin, chefe de pesquisa da Renaissance Capital, seguradora russa.

Sinais positivos

A primeira reunião entre altos funcionários russos e norte-americanos foi realizada nesta semana na Arábia Saudita, tendo como tema central a retomada das relações bilaterais.

Os dois lados avaliaram positivamente o encontro e se comprometeram a criar condições para uma reaproximação “completa”, estendendo-a a “vários setores”.