Notícias

Putin: Ogivas do Oreshnik atingem temperaturas semelhantes às do Sol

O presidente russo explicou as capacidades do míssil russo ao discursar no Fórum de Tecnologias do Futuro em Moscou.
Putin: Ogivas do Oreshnik atingem temperaturas semelhantes às do SolGettyimages.ru / Sergei Bobylev

As ogivas do novo míssil russo Oreshnik atingem uma temperatura equivalente à temperatura do Sol, revelou o presidente russo Vladimir Putin na sexta-feira em seu discurso no Fórum de Tecnologias do Futuro em Moscou.

"Todos estão falando sobre o Oreshnik, mas quais são os materiais? A temperatura dessas ogivas corresponde à da superfície do Sol", disse ele.

Putin informou que os cientistas tentaram criar uma arma parecida no final da década de 1980, mas naquela época não havia materiais necessários.

"Ele voa e derrete como um picolé, e o sinal de controle é transmitido. Esse é o resultado do trabalho com novos materiais", enfatizou. O presidente disse anteriormente que a temperatura dos elementos de ataque do míssil atinge 4.000 °C. 

"Evento histórico na área de foguetes e espaço"

Oreshnik é um míssil hipersônico russo que foi usado em uma operação especial na Ucrânia em novembro de 2024. O míssil inovador tem uma velocidade de até Mach 10, ou quase 3 quilômetros por segundo.

Segundo Putin, o uso deste míssil pela Rússia é um episódio fundamental na esfera militar, sem paralelo até hoje. "O Oreshnik não é o evento do ano, é um evento histórico no campo dos foguetes e do espaço. Nada parecido com isso já aconteceu antes. É a primeira vez que isso acontece com tal tipo de arma", afirmou ele no final de dezembro.

A força de ataque massivo com o Oreshnik pode ser equivalente à de um ataque nuclear, e tudo no epicentro da explosão é fragmentado e transformado em pó. Além disso, o líder russo observou que "não há chance de abater esses mísseis", que têm um alcance de até 5.500 km.