
Rússia e Brasil discutem BRICS e conflito na Ucrânia à margem de reunião do G20

O ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, reuniu-se com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, durante o encontro de chanceleres do G20, realizado nesta sexta-feira (21) em Joanesburgo, na África do Sul.

Lavrov e Vieira discutiram temas da agenda bilateral, incluindo o cronograma de contatos previstos nos mais altos níveis.
Os ministros também discutiram sobre as principais áreas de cooperação entre Moscou e Brasília em fóruns multilaterais, como o BRICS, presidido pelo Brasil neste ano.
Ao abordar a crise na Ucrânia e outras questões internacionais e regionais, Lavrov informou Vieira sobre os resultados dos contatos entre Rússia e Estados Unidos em Riad.
O chanceler russo destacou a importância de considerar as causas profundas do conflito ucraniano, no trabalho do Grupo de Amigos da Paz do Sul Global, iniciativa que conta com a participação brasileira.
O G20 é um grupo que reúne países desenvolvidos e emergentes com o objetivo de buscar soluções para desafios econômicos e financeiros globais. Seus membros representam cerca de dois terços da população mundial e 85% do PIB global.