Notícias

Brasil registra recorde de mortes por dengue em 2023

O Ministério da Saúde incorporou, na última quinta-feira, as vacinas contra o vírus da dengue ao Sistema Público de Saúde (SUS).
Brasil registra recorde de mortes por dengue em 2023Gettyimages.ru / Dasril Roszandi

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue ao longo de 2023, com 1.079 óbitos até esta quarta-feira, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online).

De acordo com a série histórica divulgada pela pasta, o maior número de mortes no período de um ano completo, ocorreu em 2022, quando 1.053 óbitos foram registrados.

O Ministério da Saúde disse que, com a previsão no aumento de casos, cerca de 12.000 profissionais de saúde foram capacitados este ano para o combate à doença.

"O Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção por parte de todos para reduzir a transmissão das doenças", disse a pasta.

O Ministério da Saúde incorporou, na última quinta-feira, as vacinas contra o vírus da dengue ao Sistema Público de Saúde (SUS). No entanto, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, pois o laboratório fabricante, Takeda, tem capacidade restrita de fornecimento. Neste primeiro momento, a vacinação será focada em regiões e públicos prioritários.