Notícias

Ônibus explodem em Tel Aviv: suspeita-se de ataque terrorista (VÍDEO)

O ataque “parece algo [que se originou] na Cisjordânia”, dizem as autoridades.
Ônibus explodem em Tel Aviv: suspeita-se de ataque terrorista (VÍDEO)Redes Sociais

Três ônibus explodiram na cidade de Tel Aviv, no sul de Israel, nesta quinta-feira. As autoridades estão investigando o incidente como um suposto "ataque terrorista".

O chefe da Polícia do distrito de Tel Aviv, Haim Sargarof, afirmou à mídia local que cinco dispositivos explosivos idênticos que detonaram ou foram desativados nesta tarde tinham temporizadores e que o ataque "parece algo [originado] na Cisjordânia".

Os ônibus explodiram em um estacionamento no subúrbio de Bat Yam. Os veículos estavam vazios no momento das detonações e, até o momento, não houve registro de vítimas.

"Ataque terrorista estratégico"

Os cinco dispositivos que explodiram ou foram desativados esta noite continham dispositivos temporizadores para que as explosões ocorressem simultaneamente amanhã de manhã na hora do rush, informou uma fonte de segurança não identificada à imprensa israelense. A intenção era ser um "ataque terrorista estratégico", acrescentou.

Um dos dispositivos não detonados foi encontrado por um passageiro que alertou o motorista sobre uma mala suspeita.

Ordens para intensificar as operações na Cisjordânia

A chefe de transportes Miri Regev ordenou a suspensão do tráfego de trens e ônibus em Israel. Enquanto isso, o ministro da Defesa, Israel Katz, instruiu as Forças de Defesa de Israel a intensificar as operações na Cisjordânia.

"À luz das graves tentativas de ataques terroristas [na área de Tel Aviv] por organizações terroristas palestinas contra a população civil em Israel, ordenei que as FDI aumentassem a intensidade da atividade antiterrorista no campo de refugiados de Tulkarem e em todos os campos de refugiados na Judeia e Samaria", declarou, usando o nome bíblico para a Cisjordânia.

Pelo menos um dos dispositivos não detonados, pesando cinco quilos, aparentemente traz a mensagem "Revenge of Tulkarem" (Vingança de Tulkarem), uma referência a uma cidade da Cisjordânia onde as FDI realizaram recentemente uma operação de grande escala, segundo relatos.

Enquanto isso, as autoridades israelenses estão vasculhando a área em busca de possíveis dispositivos explosivos e investigando o incidente. "Talvez tenhamos sorte se os terroristas colocaram os cronômetros na hora errada, mas é muito cedo para determinar", disse o porta-voz da polícia Aryeh Doron.