Rússia recupera 570 bilhões de rublos bloqueados pelo Ocidente

O Banco Central do país anunciou que os recursos foram liberados por meio de trocas de ativos e pagamentos de títulos, beneficiando 1,5 milhão de investidores russos.

A Rússia desbloqueou cerca de 570 bilhões de rublos [cerca de US$ 6,5 bilhões] pertencentes a investidores russos que estavam retidos em bancos do Ocidente, afirmou a presidente do Banco Central, Elvira Nabiullina, citada pela Ria Novosti nesta quinta-feita (20).

"Uma parte dos fundos foi liberada. No ano passado, cerca de 570 bilhões de rublos — congelados em títulos e cupons — foram desbloqueados, beneficiando 1,5 milhão de pessoas", disse ela no fórum "Cibersegurança nas Finanças".

Após o congelamento dos ativos de investidores russos não sancionados, o Banco Central e o governo buscaram formas de liberar os recursos.

"Seguimos apoiando mecanismos para restabelecer os direitos dos investidores russos", afirmou Nabiullina.

O Banco Central da Rússia informou que, com o Ministério das Finanças, adotou medidas como trocas de ativos congelados e pagamentos sobre títulos estrangeiros.

Desde o início do conflito na Ucrânia, a União Europeia e o G7 congelaram o equivalente a quase 300 bilhões de euros em reservas russas.

Moscou classificou a retenção como "roubo" e alertou que pode retaliar confiscando valores de países ocidentais em seu território.


Quem é a 'dama de ferro' que impediu o colapso da economia russa? Saiba mais em nosso artigo.