Notícias

Irlanda celebra canonização do 'santo padroeiro do PlayStation'

A cerimônia ocorrerá no Vaticano no final de abril; Carlo Acutis foi beatificado em 2020, graças a um milagre ocorrido no Brasil em 2010 e a ele atribuído.
Irlanda celebra canonização do 'santo padroeiro do PlayStation'Gettyimages.ru / Vatican

Várias paróquias da Irlanda estão se preparando para celebrar, em abril, a canonização do adolescente italiano Carlo Acutis, conhecido como o "santo padroeiro do PlayStation".

Carlo morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, segundo a imprensa local.

Ao longo de 2024, a principal relíquia do jovem percorreu diversas dioceses da Irlanda, vinda de Assis, na Itália. Além disso, a organização Carlo Acutis Youth Ireland, criada há mais de um ano, tem visitado escolas e outras instituições do país para divulgar a história do futuro santo.

No início deste mês, o santuário dedicado a Acutis foi abençoado na Diocese de Waterford e Lismore durante uma missa em preparação para a canonização do Beato Carlo Acutis.

A cerimônia será realizada entre 25 e 27 de abril, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, como parte do Jubileu dos Adolescentes, anunciou o papa Francisco.

A Igreja de São Paulo, em Arran Quay, Dublin, vai transmitir a canonização ao vivo no dia 27 de abril. Além disso, diversos eventos estão sendo organizados no país para celebrar a santificação.

O primeiro santo do milênio

Em abril, Carlo entrará para a história como o primeiro santo da geração millennial. Sua jornada rumo à santidade começou em 2020, quando foi beatificado após o reconhecimento de um milagre ocorrido no Brasil, em 2018. Um menino sofria de uma doença rara chamada pâncreas anular, mas foi totalmente curado após tocar em uma relíquia de Carlo, em uma igreja no Mato Grosso do Sul. O episódio aconteceu em 12 de outubro de 2010, quatro anos após a morte de Carlo.

Carlo era um entusiasta da tecnologia e passava muito tempo dedicado à fé, especialmente à comunhão e à confissão. Ele também criou um site para catalogar milagres oficialmente reconhecidos.

O túmulo do adolescente está no Santuário da Despojamento, em Assis, onde ele foi sepultado vestindo moletom e tênis. Quando seus restos mortais foram exumados para a beatificação, 14 anos após sua morte, estavam em condições aparentemente preservadas.