Notícias

Putin sobre o peso crescente dos BRICS na economia global: "Não há como evitar isso"

"O Ocidente desacredita suas moedas e seu sistema bancário por conta própria, cortando o galho no qual estiveram sentados por décadas", declarou o mandatário russo.
Putin sobre o peso crescente dos BRICS na economia global: "Não há como evitar isso"AP / Gianluigi Guercia

A Rússia apoia a união dos esforços da comunidade internacional para responder aos desafios globais, que constituem transformações na economia mundial, bem como no comércio, as finanças e mercados tecnológicos ao passo em que "velhos monopólios e estereótipos relacionados com eles desmoronam", declarou Vladimir Putin em seu discurso anual à Assembleia Federal russa nesta quinta-feira.

O presidente russo também destacou o papel crescente dos BRICS na economia global. "Em 2028, os países do BRICS, contando os países que recentemente se tornaram membros dessa aliança, gerarão cerca de 37% do PIB mundial, enquanto o número do G7 cairá para menos de 28%", afirmou.

Quinze ou vinte anos atrás, a situação era totalmente diferente, explicou Putin, acrescentando que as tendências globais já mudaram. "Não há como evitá-lo, são objetivas por natureza", detalhou.

"Continuaremos a criar, juntamente com Estados amigáveis, corredores logísticos eficientes e seguros e a construir, com base em fundamentos tecnológicos avançados, uma nova arquitetura financeira mundial, livre de interferência política", prometeu o presidente, acrescentando que "o Ocidente desacredita suas moedas e seu sistema bancário por conta própria, cortando o galho sobre o qual estiveram sentados por décadas".

A Rússia coopera com seus parceiros "com base nos princípios de igualdade e respeito pelos interesses de todos", uma abordagem que atrai cada vez mais novos membros para as alianças internacionais das quais Moscou faz parte, sublinhou.