Notícias

Trump: a Ucrânia precisa de eleições se quiser um lugar na mesa de negociações

Vladimir Zelensky não sabe onde está a metade do dinheiro que os Estados Unidos destinaram à Ucrânia, afirmou o presidente dos EUA.
Trump: a Ucrânia precisa de eleições se quiser um lugar na mesa de negociaçõesAP

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou duramente o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, logo após o término das negociações entre os EUA e a Rússia em Riad, na Arábia Saudita.

Ele instou Zelensky a realizar eleições presidenciais, lembrou seus baixos índices de aprovação entre a população ucraniana e afirmou que Kiev terá que descobrir para onde foi o dinheiro que Washington destinou ao regime, ou então devolvê-lo.

"Bem, temos uma situação em que não houve eleições na Ucrânia, [...] em que o líder da Ucrânia, não gosto de dizer isso, mas seu índice de aprovação caiu para 4%", afirmou. "Então, quando [os ucranianos] quiserem vir à mesa [de negociações], o povo da Ucrânia não teria que dizer que já faz muito tempo que não temos eleições", declarou Trump.

De acordo com suas palavras, a realização de uma eleição presidencial na Ucrânia "não é uma exigência da Rússia". "Isso vem de mim e de muitos outros países também", enfatizou.

Ao mesmo tempo, Trump classificou a liderança de Zelenski como inepta. "Ele é um presidente completamente incompetente, faz declarações ridículas e sua liderança permitiu que a guerra continuasse", declarou

Onde está o dinheiro?

Por outro lado, o presidente dos EUA afirmou que Zelensky não sabe onde está nem mesmo a metade do dinheiro que Washington forneceu à Ucrânia. De acordo com seus cálculos, os EUA forneceram a Kiev mais de US$ 300 bilhões, em comparação com cerca de US$ 100 bilhões da Europa.

"Mas onde está todo esse dinheiro que foi dado? Para onde ele está indo?", perguntou Trump, afirmando que em nenhum momento ele viu qualquer relatório sobre os gastos de Kiev com esses fundos, nem ouviu falar de qualquer contabilidade sendo feita.