
Papa Francisco sofre de pneumonia bilateral e apresenta 'um quadro complexo'

O Papa Francisco continua a apresentar um quadro clínico complexo e uma recente tomografia computadorizada do tórax revelou o aparecimento de uma "pneumonia bilateral", informa o último relatório sobre sua saúde divulgado pelo Vaticano.
A condição atual do pontífice exigiu um plano "farmacológico adicional" que "torna o tratamento terapêutico mais complexo", diz uma declaração do escritório de imprensa da Santa Sé, divulgada pela mídia local.
"A infecção polimicrobiana, que ocorreu no contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibiótico cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo", relata o documento.

Embora o panorama seja complicado, a nota sublinha que Francisco "está de bom humor". Esta manhã "recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos", diz.
O pontífice, de 88 anos, foi internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira, para fazer os exames de diagnóstico necessários e continuar seu tratamento contra bronquite.
Na segunda-feira, o escritório de imprensa do Vaticano informou que estudos realizados "nos últimos dias" indicaram que Francisco está sofrendo de "uma infecção polimicrobiana do trato respiratório", que forçou os médicos a "modificar ainda mais a terapia".