
Rússia e EUA concordam em regularizar embaixadas em Moscou e em Washington

A Rússia e os Estados Unidos concordaram em reintegrar os funcionários de suas embaixadas em Moscou e em Washington D.C., anunciou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, após conversas entre delegações em alto nível na capital da Arábia Saudita, Riad, nesta terça-feira (18), com o objetivo de normalizar as relações entre as duas potências.

A decisão foi tomada para estabelecer missões de apoio às negociações de paz sobre o conflito na Ucrânia, as relações bilaterais e a cooperação em geral, detalhou o funcionário de alto escalão à AP. "Vamos precisar de missões diplomáticas dinâmicas que possam funcionar normalmente para poder continuar com esses canais", enfatizou.
"Se esse conflito [na Ucrânia] chegar a um fim aceitável, há oportunidades incríveis de parceria com os russos em questões geopolíticas de interesse comum e, francamente, em questões econômicas que, esperamos, serão boas para o mundo e também melhorarão nossas relações de longo prazo", acrescentou.
#URGENTE🇺🇸🤝🇷🇺 Secretário de Estado dos EUA confirma esforços para regularizar embaixadas russa e americana em Washington e Moscou https://t.co/jDKyKnCTOjpic.twitter.com/KP9zORK8K2
— RT Brasil (@rtnoticias_br) February 18, 2025
Ambas as embaixadas foram afetadas pela expulsão de um grande número de diplomatas nos últimos anos.
- Essas foram as primeiras conversações entre Moscou e Washington desde o início do conflito armado na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
- A delegação russa foi representada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e pelo assessor presidencial para assuntos internacionais, Yuri Ushakov. O lado norte-americano incluiu o secretário de Estado, Marco Rubio, o enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz.