Na reunião dos ministros das Finanças e dos presidentes dos Bancos Centrais dos países membros do BRICS, realizada na terça-feira na cidade brasileira de São Paulo, a maioria dos participantes apoiou a iniciativa de desdolarização dentro da organização, disse o vice-ministro das finanças da Rússia, Ivan Chebeskov, à RIA Novosti.
"Esse foi um tópico muito relevante na discussão da plataforma do BRICS que realizamos ontem", disse, acrescentando que "a maioria dos países afirmou que as liquidações em moedas nacionais são o que eles precisam" no bloco de comércio econômico.
O funcionário sênior enfatizou que 10 países já fazem parte do BRICS. "A maioria dos países apoiou a necessidade de criar novos mecanismos de liquidação e compartilhou experiência no desenvolvimento de moedas digitais de bancos centrais, compartilhou experiência na criação de plataformas e participação em projetos-piloto de várias plataformas", disse Chebeskov.
"Ou seja, em geral, recebemos uma resposta bastante boa de que dentro do BRICS, para aumentar o volume de negócios comerciais, para fortalecer os laços econômicos, precisamos, é claro, de mecanismos de liquidação independentes em moedas nacionais. Pareceu-me que a maioria dos participantes apoiou essas teses", concluiu.