Notícias

López Obrador e Antony Blinken se reúnem no México para abordar a migração irregular

A reunião ocorreu a convite do Governo mexicano, após uma ligação telefônica entre o presidente mexicano e seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
López Obrador e Antony Blinken se reúnem no México para abordar a migração irregularTwitter/Antony Blinken

O presidente do Mexico Andrés Manuel López Obrador recebeu nesta quarta-feira uma delegação dos EUA liderada pelo Secretário de Estado Antony Blinken para discutir a questão da migração irregular na região. O encontro teve uma duração de mais de três horas.

A reunião ocorreu no Palácio Nacional, na Cidade do Mexico, a convite do Governo mexicano, após uma ligação telefônica entre o presidente mexicano e seu homólogo norte-americano, Joe Biden, na quinta-feira da semana passada.

"Acordos importantes foram alcançados para o benefício de nossos povos e nações. Agora, mais do que nunca, a política de boa vizinhança é indispensável", escreveu o mandatário mexicano em sua conta de X.

Por sua vez, Blinken afirmou que o resultado desse trabalho foi bom, destacando que a parceria entre Washington e Mexico é "crucial para a prosperidade e a segurança".

"Como deixamos claro hoje na Cidade do México, estamos comprometidos com a parceria com o México para enfrentar nossos desafios comuns, incluindo o gerenciamento da migração irregular sem precedentes na região, a reabertura dos principais portos de entrada e o combate ao fentanil ilícito e a outras drogas sintéticas", disse.

Também participam da reunião o secretário de Defesa Nacional mexicano, Luis Crescencio Sandoval; o secretário da Marinha, Rafael Ojeda Durán; a secretária de Segurança, Rosa Icela Rodríguez; a secretária do Interior, Luisa María Alcalde; e o embaixador mexicano nos Estados Unidos, Esteban Moctezuma.

A delegação dos EUA inclui o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, a conselheira Presidencial para Segurança Interna, Elizabeth Sherwood-Randall, e o embaixador dos EUA no México, Ken Salazar.