
Papa Francisco morre aos 88 anos, o argentino que tentou reformar a imagem da Igreja Católica

Morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), o Papa Francisco. As informações foram divulgadas pelo Vaticano em sua conta oficial no X.
"Com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai", informou, da Casa Santa Marta, o cardeal Kevin Farrell.

"Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino", concluiu.
Últimos meses
Nos últimos meses, o pontífife apresentava saúde fragilizada: estava em cadeira de rodas e frequentemente pedia a auxiliares que lessem seus discursos devido a um quadro persistente de bronquite crônica.
Sua capacidade respiratória era reduzida desde que aos 21 anos teve parte superior do pulmão direito removida em decorrência de pneumonia grave.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936. O então cardeal foi eleito o 266º papa e soberano do Estado da Cidade do Vaticano no conclave de 2013, realizado após a renúncia de Bento XVI.
Em 2013, a Igreja Católica passava por forte crise, agravada por denúncias de acobertamento de casos de pedofilia na alta cúpula do Vaticano, que manchavam a reputação da instituição.
Bento XVI, tido como erudito e reservado, era considerado impopular e, com idade avançada e sem forças para compromissos oficiais, decidiu abdicar do cargo, tornando-se o primeiro papa emérito até a sua morte em dezembro de 2022.
De formação jesuíta e reconhecido pelo carisma, Bergoglio foi escolhido pelos cardeais numa tentativa de reaproximar a Igreja aos tempos modernos e reduzir o viés conservador que caracterizou o papado nas últimas décadas.
Primeiro pontífice nascido nas Américas e o primeiro não europeu desde o século VIII, Francisco conquistou popularidade por sua humildade, foco nos pobres e bom humor. Porém, enfrentou críticas por suposta omissão durante a ditadura militar argentina (1976‑1983) e por não flexibilizar tradições consideradas rígidas no seu pontificado.

