
Zelensky diz que "não aceitará" negociações entre Rússia e EUA na Arábia Saudita

A Ucrânia não participará das negociações que serão realizadas amanhã, na terça-feira (18), entre a Rússia e os EUA na Arábia Saudita e não as reconhecerá, disse o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.
"A Ucrânia não participará. A Ucrânia não sabia nada sobre isso. E a Ucrânia considera que qualquer negociação sobre a Ucrânia sem a Ucrânia é inútil. E não podemos reconhecer nada ou qualquer acordo sobre nós sem nós. E não reconheceremos tais acordos", afirmou Zelensky aos repórteres.

Ele admitiu ainda que Moscou e Washington têm "questões bilaterais" a abordar.
Durante seu discurso, o líder do regime ucraniano observou que também fará uma visita ao reino, acrescentando que a viagem "não tem relação com as coisas que estão acontecendo na Arábia Saudita no nível dos representantes dos Estados Unidos e da Rússia".
Reunião na Arábia Saudita
No início do dia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia manterá conversações com representantes dos EUA na Arábia Saudita na terça-feira (18). De acordo com o porta-voz, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o conselheiro presidencial para assuntos internacionais, Yury Ushakov, viajarão para Riad sob as instruções do presidente russo.
A reunião será dedicada, em primeiro lugar, à restauração de todo o complexo das relações russo-americanas. Ela também se concentrará na preparação de possíveis negociações sobre a resolução do conflito ucraniano e na organização de uma reunião entre os presidentes da Rússia e dos EUA, disse o porta-voz.