Notícias

Governo mexicano inaugura o Grande Museu de Chichén Itzá na zona arqueológica de Yucatán

O histórico projeto estará aberto ao público a partir de quinta-feira, 29 de fevereiro.
Governo mexicano inaugura o Grande Museu de Chichén Itzá na zona arqueológica de Yucatán

O Governo mexicano inaugurou nesta quarta-feira o Grande Museu da Zona Arqueológica de Chichén Itzá, no estado de Yucatán, no sudeste do México, onde serão exibidas centenas de peças pré-colombianas, algumas delas encontradas durante as escavações para a construção do trem maia.

Mais cedo, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou de Palenque, Chiapas, que participaria da cerimônia de abertura desse trabalho histórico, que estará aberto ao público a partir de quinta-feira, 29 de fevereiro, segundo o diretor geral do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), Diego Prieto.

O alto funcionário comentou durante a coletiva de imprensa de López Obrador na quarta-feira que a inauguração desse museu significa "um grande dia para a arqueologia mexicana", bem como para "a cultura maia do México e da Mesoamérica".

"Pela primeira vez, a grande cidade maia de Chichén Itzá [...] terá um museu", disse Prieto, que também explicou que o museu exibirá cerca de 400 obras originais obtidas durante décadas de escavações e pesquisas nessa área, que é um patrimônio mundial.

As instalações do museu, explicou Prieto, terão 2.800 metros quadrados de áreas de exposição e 1.300 metros quadrados de áreas de serviço para os visitantes, que devem chegar a três milhões de pessoas por ano. Ele também enfatizou que essa área do México é a que recebe o maior número de turistas no país e em qualquer região do continente americano a cada ano.