
Chefes de relações exteriores da Rússia e dos EUA falam ao telefone: o que eles discutiram?

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, mantiveram uma conversa telefônica no sábado, anunciou a Chancelaria russa.
A conversa foi realizada por iniciativa de Washington, comunicou o ministério. "Os ministros de Assuntos Exteriores concordaram em manter um canal de comunicação para resolver os problemas acumulados nas relações entre os EUA e a Rússia, com o objetivo de remover as barreiras unilaterais à cooperação comercial, econômica e de investimento mutuamente benéfica herdada da administração anterior", diz o comunicado.

Os chefes diplomáticos também expressaram sua disposição mútua de interagir sobre questões internacionais atuais, incluindo a solução da situação na Ucrânia, a questão palestina, o Oriente Médio e outras áreas em geral.
Além disso, Lavrov e Rubio trocaram opiniões sobre formas de pôr fim à "linha iniciada pelo governo Obama em 2016 de endurecimento máximo das condições para o funcionamento das missões diplomáticas russas nos EUA" e concordaram em organizar uma reunião de especialistas para "chegar a um acordo sobre medidas concretas destinadas a eliminar mutuamente os obstáculos ao trabalho das missões russas e americanas no exterior".
De acordo com o ministério, os dois lados "reafirmaram sua disposição de trabalhar juntos para restaurar um diálogo interestatal de respeito mútuo" e "concordaram em manter contatos regulares, incluindo a preparação de uma cúpula de alto nível entre a Rússia e os EUA".
O Departamento de Estado dos EUA destacou que Rubio "reafirmou o compromisso do presidente [Donald] Trump em encontrar um fim para o conflito na Ucrânia". Os dois lados "discutiram a possibilidade de trabalhar juntos em outras questões bilaterais", acrescentaram.
O escritor de geopolítica Ramón Fusté Guillen escreve que esses contatos são muito importantes e que depende deles se o mundo mergulhará na Terceira Guerra Mundial ou se abrirá o caminho para a paz.
- Putin e Trump tiveram uma conversa telefônica na quarta-feira, durante a qual discutiram a resolução da crise ucraniana, entre outras questões.
- O presidente dos EUA descreveu a conversa como "altamente produtiva". "Discutimos a Ucrânia, o Oriente Médio, energia, inteligência artificial, o poder do dólar e outras questões", disse ele.