Notícias

Líderes do Congresso dos EUA chegam a um acordo e evitam a paralisação do Governo

Enquanto isso, a aprovação de US$ 95 bilhões em financiamento de emergência para a Ucrânia, Israel e outros aliados ainda tem um destino incerto.
Líderes do Congresso dos EUA chegam a um acordo e evitam a paralisação do GovernoGettyimages.ru / Tim Graham

Os líderes democratas e republicanos do Congresso dos EUA anunciaram na quarta-feira que chegaram a um acordo sobre novos gastos provisórios de curto prazo para evitar uma paralisação parcial do Governo no final da semana.

"Concordamos que o Congresso deve trabalhar de forma bipartidária para financiar nosso Governo", diz uma declaração emitida em conjunto pelo presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, pelo líder da minoria democrata na câmara baixa, Hakeem Jeffries, pelo líder democrata da maioria no Senado, Chuck Schumer, e pelo líder da minoria republicana na câmara alta, Mitch McConnell.

O acordo aprovado pelos líderes da Câmara dos Representantes e do Senado abriria caminho para a votação de um projeto de financiamento provisório que manteria o Governo federal funcionando sem problemas até os novos prazos de 8 e 22 de março. A medida daria aos legisladores tempo para discutir e debater os projetos de financiamento para o ano inteiro.

Os legisladores dizem que a votação da medida temporária ocorrerá na "Câmara [dos Representantes] e no Senado nesta semana". Por outro lado, a declaração não faz menção a um plano imediato para aprovar 95 bilhões de dólares em financiamento de emergência para a Ucrânia, Israel e outros aliados.

Mike Johnson argumentou em mais de uma ocasião que o projeto de lei aprovado pelo Senado em meados de fevereiro carece de disposições de segurança na fronteira que ajudariam a "acabar com a catástrofe contínua" de travessias ilegais na fronteira sul dos EUA.