O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira (14) que a Rússia tem mais interesse em permanecer no G20, que atualmente reflete melhor a economia global, do que retornar ao G7.
"Temos dito repetidamente que o grupo agora chamado de Grupo dos Sete perdeu significativamente sua relevância", declarou Peskov a jornalistas.
"Os países que compõem o G7 já não são líderes em crescimento econômico e social. Esses centros de crescimento se deslocaram para outras regiões do planeta", acrescentou.
"Por essa razão, consideramos muito mais vantajoso continuar nosso trabalho dentro da estrutura do G20", ressaltou o porta-voz.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira (13) que gostaria do retorno da Rússia ao G7 e classificou sua exclusão como um erro.
"Tudo o que eles falam é sobre a Rússia, e eles deveriam estar sentados à mesa", disse Trump, acrescentando que o presidente russo, Vladimir Putin, "gostaria de voltar".
A Rússia começou a integrar o G7 em 1997, quando o grupo se tornou G8. No entanto, após o retorno da Crimeia ao território russo em 2014, a aliança passou a se reunir novamente sem a Rússia, retomando o formato original do G7.