
Macron está abalado com retorno de Trump ao poder

O retorno de Donald Trump à Casa Branca foi um "choque elétrico" que deve forçar a Europa a assumir a responsabilidade por seu próprio futuro e pelo da Ucrânia, afirmou o presidente francês Emmanuel Macron em uma entrevista ao Financial Times nesta sexta-feira.
Macron argumentou que a Europa tem a obrigação de investir em sua própria defesa e a se reerguer em termos econômicos e políticos após Trump assumir o cargo pela segunda vez, o que descreveu como um "impulso" para a União Europeia.
"Este é o momento para a Europa acelerar e agir", comentou Macron, acrescentando que a UE simplesmente "não tem outra escolha".
Em sua avaliação, isso seria possível aumentando a autonomia econômica e, assim, reduzindo a dependência dos EUA e da China.

Soberania europeia está em jogo
O presidente francês instou a Europa a desenvolver suas capacidades estratégicas de defesa para poder agir "mesmo quando os EUA não estiverem envolvidos" e parar de depender da compra de armas norte-americanas.
Macron propõe que seus parceiros comprem sistemas de defesa aérea franco-italianos SAMP/T, que, segundo ele, são "melhores do que o Patriot produzido pelos EUA".
O líder francês apelou também ao desenvolvimento de uma base industrial, tecnológica e de defesa europeia "totalmente integradа".
"Se tudo o que fizermos for nos tornar clientes ainda maiores dos EUA, em 20 anos ainda não teremos resolvido a questão da soberania europeia", advertiu.