Notícias

Adesão da Ucrânia à OTAN 'não é prática', confirma Trump

Presidente dos EUA discutiu o conflito ucraniano com Putin e Zelensky na quarta-feira.
Adesão da Ucrânia à OTAN 'não é prática', confirma TrumpGettyimages.ru / Chip Somodevilla

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quarta-feira (12) que não considera prático ou provável que a Ucrânia se junte à OTAN e que também é arriscado que recupere seus territórios perdidos.

Falando aos repórteres na Casa Branca, o presidente disse estar ciente da declaração feita na quarta-feira pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, na qual ele considerou a eventual adesão da Ucrânia à OTAN como "improvável ou impraticável". “Acho que isso  provavelmente é verdade  ”,  disse  Trump.

Ele também disse que o presidente russo Vladimir Putin "  não permitiria isso  " e que a liderança russa tem expressado a mesma posição há anos.

Trump admitiu que um cessar-fogo na Ucrânia era  “um futuro não muito distante  ” e indicou que o país o precisaria de novas eleições em algum momento.

Ele também disse que quando invejou um cessar-fogo a Putin e o ouviu dizer que  não queria uma solução provisória  para o conflito.

Mais cedo na quarta-feira, Trump manteve conversas telefônicas com   Putin  e  Zelensky . Entre outras coisas, eles discutiram a resolução do conflito ucraniano. “Também concordamos que nossas respectivas equipes  iniciarão as negociações imediatamente  ”, disse Trump após uma conversa com Putin.

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov,   disse que   Putin chamou seu homólogo americano para Moscou. “Putin e Trump também concordaram em continuar os contactos pessoais, incluindo a organização de  reuniões presenciais  ”, disse Peskov.

Mais informações em breve.