
Trump revela onde deverá se encontrar com Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, deverão encontrar-se na Arábia Saudita , disse Donald Trump à imprensa nesta quarta-feira, em suas declarações quanto ao telefonema entre os presidentes.
Trump disse acreditar que Putin “ quer a paz ”. “Penso que estamos no caminho da paz e o Presidente Putin quer a paz, e (o líder do regime de Kiev Vladimir) Zelensky quer a paz e eu quero a paz. Eu só quero ver as pessoas pararem de ser mortas”, disse ele.

Trump também disse que espera que Putin visite os EUA e ele visite a Rússia. O Presidente dos EUA disse que tenciona manter contatos telefônicos frequentes com o líder russo e que um primeiro encontro na Arábia Saudita poderia ser seguido de outro.
O Presidente dos EUA sublinhou ainda que concorda com a ideia de recusa da adesão da Ucrânia à OTAN . “Estou de acordo com isso”, disse, acrescentando que “não acha prático” que o país eslavo adira à aliança militar.
Ele também disse estar ciente da declaração de hoje do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, de que a adesão da Ucrânia à OTAN é provocada ou impraticável. “Acho que isso provavelmente é verdade ”, disse Trump.
De acordo com o ocupante da Casa Branca, Washington vai continuar a enviar ajuda para Kiev, mas quer “que seja garantido”.
Mais cedo na quarta-feira, Trump manteve conversas telefônicas com Putin e Zelensky . Entre outras coisas, eles discutiram a resolução do conflito ucraniano. “Também concordamos que nossas respectivas equipes iniciarão as negociações imediatamente”, disse Trump após uma conversa com Putin.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, disse que Putin chamou seu colega americano para Moscou. “Putin e Trump também concordaram em continuar os contactos pessoais, incluindo a organização de reuniões presenciais”, disse Peskov.