Um cidadão russo preso nos Estados Unidos será libertado como parte de um acordo entre Moscou e Washington, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta quarta-feira.
O nome do prisioneiro não foi revelado. O anúncio ocorreu um dia após a libertação do cidadão norte-americano Marc Fogel, condenado na Rússia a 14 anos de prisão. Peskov ressaltou que essa ação é fruto da intensificação das negociações entre os dois países.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "a Rússia tratou Washington muito bem" e expressou sua gratidão ao presidente russo, Vladimir Putin. Ele ainda sugeriu que essa troca poderia ser um "elemento importante" para resolver o conflito na Ucrânia.
- Marc Fogel trabalhou na Embaixada dos Estados Unidos na Rússia até maio de 2021 e, posteriormente, tornou-se professor em uma escola anglo-americana de Moscou. Ele foi preso em agosto de 2021 ao tentar entrar no país com maconha, condenado em 2022 por contrabando de drogas e posse ilegal, e sentenciado a 14 anos de prisão.