O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou a libertação de Marc Fogel pelas autoridades russas nesta terça-feira, durante um encontro com o professor, condenado a 14 anos de prisão na Rússia após entrar no país em agosto de 2021 com maconha.
Trump declarou estar grato ao presidente Vladimir Putin por "demonstrar misericórdia ao permitir que Marc voltasse para casa". Fogel também afirmou que Putin "demonstrou grandeza, como convém a um estadista".
"A Rússia tem nos tratado muito bem", enfatizou o presidente dis EUA.
O presidente destacou que os termos do acordo foram justos e razoáveis. "Não são como os acordos que vimos nos últimos anos. Apreciamos muito o que o presidente Putin fez".
Trump afirmou ainda que esperava que o acordo pudesse ser um "elemento significativo para acabar com o conflito na Ucrânia".
- Marc Fogel trabalhou na Embaixada dos Estados Unidos na Rússia até maio de 2021 e, depois, tornou-se professor em uma escola anglo-americana de Moscou. Ele foi preso em agosto de 2021 ao entrar no país com maconha, condenado em 2022 por contrabando de drogas e posse ilegal e sentenciado a 14 anos de prisão.