Notícias

Índia seleciona cosmonautas treinados na Rússia para sua primeira missão espacial tripulada

A missão Gaganyaan tem a intenção de levar a tripulação a uma órbita de 400 km de altitude por três dias e trazê-los de volta à Terra.
Índia seleciona cosmonautas treinados na Rússia para sua primeira missão espacial tripuladaTwitter/@ISROSpaceflight

A Índia divulgou os nomes das quatro pessoas que viajarão ao espaço na primeira missão espacial tripulada do país asiático, chamada Gaganyaan e programada para 2024-2025. A Força Aérea indiana escolheu Prashanth Balakrishnan Nair, Ajit Krishnan e Angad Pratap como capitães de grupo, e Shubhanshu Shukla como comandante de ala, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Jitendra Singh, em sua conta no X. 

Todos eles foram treinados no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin da Rússia de fevereiro de 2020 a março de 2021. A missão Gaganyaan planeja levar a tripulação a uma órbita de 400 km de altitude por três dias e trazê-los de volta à Terra.

Falando em um evento no centro espacial Vikram Sarabhai, o primeiro-ministro do país, Narenda Modi, disse que os quatro cosmonautas foram nomeados para "levar as aspirações de 1,4 bilhão de indianos ao espaço" e que eles "simbolizam a confiança, a coragem, a valentia e a disciplina da Índia de hoje".

No mesmo contexto, Modi previu que "um astronauta indiano pousará na lua em um foguete indiano". "A Índia está expandindo continuamente seu espaço na ordem global e isso é claramente visível em nosso programa espacial", resumiu.

Segundo um funcionário da Organização de Pesquisa Espacial da Índia, os membros da tripulação da missão ainda estão em treinamento.

"O treinamento está em andamento. Agora eles estão passando por treinamento sobre a operação de subsistemas em vários simuladores de subsistemas. Eles fazem parte do processo de desenvolvimento do projeto do módulo da tripulação, pois podem identificar o que é confortável, o que funciona, etc.", explicou o funcionário. "Eles também precisam passar por treinamento físico e psicológico contínuo", acrescentou.

A Índia fez avanços significativos no setor espacial no ano passado, incluindo os lançamentos bem-sucedidos da sonda lunar Chandrayaan-3 e do observatório solar Aditya-L1.