O presidente da China, Xi Jinping, aceitou um convite para participar das comemorações dos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, em Moscou, no dia 9 de maio.
O anúncio foi feito pelo embaixador da Rússia na China, Igor Morgulov, à agência RIA Novosti nesta segunda-feira.
O embaixador acrescentou que Xi também convidou o presidente russo, Vladimir Putin, para as celebrações dos 80 anos da vitória do povo chinês na guerra de resistência contra os invasores japoneses, previstas para setembro.
A possível presença de Xi nas comemorações em Moscou se soma à crescente lista de líderes mundiais esperados para o evento, que contará com o tradicional desfile militar na Praça Vermelha e a participação de contingentes militares de outros países.
Além do líder chinês, a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é aguardada. Lula manifestou sua intenção de comparecer às celebrações durante uma conversa telefônica com Putin em 28 de janeiro.
Entre outras autoridades, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, e o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, devem participar das comemorações do Dia da Vitória.
Representação internacional
Autoridades russas já haviam revelado que unidades militares de "19 países amigos" foram convidadas a participar do desfile, com dez delas já confirmando presença.
O assessor do Kremlin, Yury Ushakov, citado pela mídia russa, informou que líderes de vários países foram convidados para as festividades do 9 de Maio.