Kim Jong-un: a ilusão ocidental de infligir uma derrota estratégica à Rússia é irrealista

O mandatário afirmou que Pyongyang "invariavelmente apoiará a causa justa da Rússia" para defender sua soberania.

Os Estados Unidos e seus aliados estão arrastando o conflito ucraniano em busca de ideias irrealistas de infligir uma derrota estratégica à Rússia, afirmou o líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, neste domingo.

O líder, citado pela KCNA, expressou "séria preocupação com o comportamento imprudente dos EUA e dos grupos ocidentais que estão intencionalmente tentando fomentar o prolongamento da guerra com base em sua ilusão irrealista de infligir uma derrota estratégica à Rússia".

Além disso, ele afirmou que seu país "invariavelmente apoiará a causa justa do Exército e do povo russo para defender sua soberania, segurança e integridade territorial".

A RPDC criticou o novo governo dos EUA pela primeira vez há alguns dias, depois que o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chamou o país de "Estado pária".

Por sua vez, o presidente Donald Trump afirmou na sexta-feira que planeja restabelecer contatos com Pyongyang. "Teremos relações com a Coreia do Norte, com Kim Jong-un", disse durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês. "Tivemos um bom relacionamento e acho que é uma grande vantagem para todos o fato de eu me dar bem com ele", acrescentou.