O que se sabe sobre a suposta ligação telefônica entre Trump e Putin?
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que já conversou por telefone com seu homólogo russo, Vladimir Putin. Em uma entrevista recente com repórteres do The New York Post, Trump evitou detalhar quantas vezes esteve em contato com Putin, respondendo que "seria melhor se eu não dissesse".
Durante a conversa, Trump expressou sua opinião de que Putin "se importa" com as mortes de soldados no conflito ucraniano, acrescentando que "ele quer que as pessoas parem de morrer".
Trump também criticou seu antecessor, Joe Biden, afirmando que, se ele tivesse permanecido no poder, o conflito na Ucrânia "nunca teria acontecido". Além disso, o ex-presidente afirmou ter um plano concreto para acabar com a guerra, esperando que fosse "rápido", e se propôs a organizar reuniões sobre a resolução do conflito.
Kremlim responde
Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou as declarações de Trump.
"À medida que a administração em Washington realiza seu trabalho, há muitas comunicações diferentes, e essas comunicações ocorrem por meio de diferentes canais e, é claro, em meio à multiplicidade dessas comunicações, eu pessoalmente posso não saber de algo, posso não estar ciente de algo", disse o porta-voz presidencial russo.
Nesse contexto, Peskov afirmou que não pode "confirmar nem negar" a ligação entre os dois líderes.