Alerta de tsunami após forte terremoto no Caribe

Pouco depois, o alerta foi suspenso para o Golfo do México e a costa leste dos EUA e do Canadá, embora Porto Rico e as Ilhas Virgens possam ser afetados.

Um terremoto de magnitude 7,6 ocorreu no Caribe. O terremoto foi registrado 209 quilômetros a sudoeste de George Town, nas Ilhas Cayman.

Um alerta de tsunami foi emitido devido ao terremoto, que pode afetar partes das Ilhas Cayman, Jamaica, Cuba, México, Honduras, Haiti, Panamá, Nicarágua e Guatemala, entre outros países. É possível a ocorrência de ondas de tsunami em costas situadas em um raio de 1.000 quilômetros do epicentro do terremoto, de acordo com dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

Pouco tempo depois, o alerta foi suspenso para os países do Golfo do México e para a costa leste dos EUA e do Canadá, embora o alerta de tsunami permaneça ativo para Porto Rico e as Ilhas Virgens. "Sabe-se que terremotos desse tamanho geram tsunamis perigosos para os litorais próximos à fonte", afirmou.

A NOAA alertou que, para Porto Rico e as Ilhas Virgens, há também a ameaça de "flutuações do nível do mar e fortes correntes oceânicas que podem ser um perigo ao longo das costas, praias, portos e águas costeiras". No entanto, ele observou que ainda não foi confirmada a geração de ondas de tsunami.

Posteriormente, o alerta de tsunami foi cancelado pela NOAA para Porto Rico e as Ilhas Virgens.

Ao longo da costa de Cuba, podem ser registradas ondas de tsunami de 1 a 3 metros acima do nível da maré, enquanto em Honduras e nas Ilhas Cayman elas podem ser inferiores a um metro, acrescentou a agência.