Notícias

IMAGENS FORTES: Sangrenta batalha para libertar uma importante cidade de Donbass

A libertação da cidade de Dzerzhinsk abre caminho para uma nova ofensiva do Exército russo na direção noroeste.
IMAGENS FORTES: Sangrenta batalha para libertar uma importante cidade de DonbassMinistério da Defesa da Rússia

As Forças Armadas da Rússia libertaram a cidade de Dzerzhinsk, um ponto estratégico na República Popular de Donetsk que estava sob controle das Forças Armadas da Ucrânia desde 2014. O ministério divulgou imagens que mostram os principais momentos da operação.

A tomada da cidade, o maior centro populacional da aglomeração de Dzerzhinsk (rebatizada de Toretsk na Ucrânia em 2016), ocorre após cinco meses de combates. 

Além disso, 11 localidades da área urbana de Dzerzhinsk foram liberadas durante a operação. No sábado, o ministério relatou a derrota de seis brigadas mecanizadas das Forças Armadas da Ucrânia e uma brigada de assalto da Polícia Nacional da Ucrânia em várias localidades próximas. Um tanque, cinco veículos blindados, quatro peças de artilharia e duas caminhonetes também foram destruídos.

Confronto árduo

As forças ucranianas transformaram Dzerzhinsk em uma grande fortificação, com uma extensa rede de comunicações subterrâneas e edifícios adaptados como pontos de resistência fortificados. De acordo com um relatório do Ministério da Defesa russo, o controle desse ponto estratégico abre a possibilidade de avançar em direção a Konstantinovka e flanquear as forças ucranianas em Kramatorsk.

O regime de Kiev teria enviado um contingente significativo de tropas para defender Dzerzhinsk e outras localidades na área urbana, com um total de oito brigadas e até 50 batalhões, representando uma força de mais de 40.000 soldados. Entre essas tropas havia formações nacionalistas, incluindo a unidade Azov*, bem como grupos mercenários estrangeiros.

De acordo com seus dados, as forças ucranianas sofreram perdas significativas, estimadas em 70% de seu pessoal original, o que equivaleria a mais de 26.000 soldados. A média diária de perdas das forças ucranianas durante os combates pesados é estimada em aproximadamente 200 soldados mortos e feridos, chegando a 560 nas últimas 24 horas.

A libertação de Dzerzhinsk também protege Gorlovka dos bombardeios ucranianos e abre caminho para uma nova ofensiva do exército russo na direção noroeste.

*Organização banida e classificada como organização terrorista na Rússia.