
'Os EUA foram os que mais nos ajudaram e devem ganhar mais': Zelensky quer atrair Trump com recursos

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, declarou que está pronto para fechar um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os recursos minerais ucranianos, em uma tentativa de obter seu favor.
"Se estamos falando de um acordo, então vamos fazer um acordo, estamos prontos para isso", afirmou em uma entrevista à Reuters, publicada na sexta-feira.

No entanto, ele esclareceu que se trata de desenvolvimento conjunto, não de ceder o controle dos recursos. "É uma terra muito rica. Isso não significa que estamos cedendo-a a ninguém, nem mesmo a parceiros estratégicos. Estamos falando de parceria... Vamos desenvolvê-la juntos, vamos ganhar dinheiro e, o mais importante, trata-se da segurança do mundo ocidental...", ressaltou.
Zelensky também observou que os Estados Unidos devem ser os maiores beneficiados com essa iniciativa. "Os norte-americanos foram os que mais ajudaram e, portanto, devem ser os que mais ganham. E eles devem ter essa prioridade, e eles a terão. Eu também gostaria de discutir isso com o presidente Trump", afirmou.
Anteriormente, Trump declarou que os EUA precisam de algo em troca do dinheiro gasto na Ucrânia. De acordo com o presidente, Washington já conversou com Zelensky sobre "qualquer equivalente do dinheiro dos contribuintes norte-americanos”. O político enfatizou que não permitirá que ninguém mais se aproveite dos EUA. "Uma das coisas que estamos discutindo com o presidente Zelensky é a segurança de seus ativos", disse, observando que o país eslavo "tem ativos no solo: terras raras e outros recursos, mas principalmente terras raras".