Saiba como foi a chegada do segundo voo com brasileiros deportados dos EUA

Após desembarcarem no Ceará, os brasileiros foram transportados pela Força Aérea Brasileira até Belo Horizonte.

Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza nesta sexta-feira (7). Os repatriados embarcaram em um novo voo para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A medida, acordada entre os governos brasileiro e norte-americano, visa reduzir o tempo de viagem e o uso de algemas, após relatos de maus-tratos no voo anterior.

De acordo com a secretária de direitos humanos do Ceará, Socorro França, os 111 passageiros — entre homens, mulheres, adolescentes e crianças — viajaram com algemas nas mãos e nos pés, que foram retirados após o pouso no Brasil, conforme divulgado pelo G1.

O voo da FAB partiu do aeroporto cearense rumo a Belo Horizonte, levando 95 pessoas, enquanto 16 permaneceram no Ceará.

O voo partiu de Alexandria, Louisiana, com uma parada em Porto Rico, e chegou a Fortaleza com mais de uma hora de atraso. O uso de algemas, criticado pelo governo brasileiro, continua autorizado pelos EUA, conforme acordo de 2021. A decisão de pousar em Fortaleza, uma das cidades brasileiras mais próximas dos EUA, foi tomada para reduzir o tempo em que os deportados ficariam algemados.

Equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), estão mobilizadas para receber os repatriados. Eles adquiriram kits de higiene, alimentação e apoio para retornar aos municípios de origem.