
Saiba como foi a chegada do segundo voo com brasileiros deportados dos EUA
Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza nesta sexta-feira (7). Os repatriados embarcaram em um novo voo para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A medida, acordada entre os governos brasileiro e norte-americano, visa reduzir o tempo de viagem e o uso de algemas, após relatos de maus-tratos no voo anterior.
De acordo com a secretária de direitos humanos do Ceará, Socorro França, os 111 passageiros — entre homens, mulheres, adolescentes e crianças — viajaram com algemas nas mãos e nos pés, que foram retirados após o pouso no Brasil, conforme divulgado pelo G1.

O voo da FAB partiu do aeroporto cearense rumo a Belo Horizonte, levando 95 pessoas, enquanto 16 permaneceram no Ceará.
O voo partiu de Alexandria, Louisiana, com uma parada em Porto Rico, e chegou a Fortaleza com mais de uma hora de atraso. O uso de algemas, criticado pelo governo brasileiro, continua autorizado pelos EUA, conforme acordo de 2021. A decisão de pousar em Fortaleza, uma das cidades brasileiras mais próximas dos EUA, foi tomada para reduzir o tempo em que os deportados ficariam algemados.
Equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), estão mobilizadas para receber os repatriados. Eles adquiriram kits de higiene, alimentação e apoio para retornar aos municípios de origem.
