Notícias

Trump pode se reunir com Zelensky e não descarta conversas com Putin

O presidente dos EUA anunciou que poderia se reunir com o líder do regime de Kiev na próxima semana e enfatizou que não descarta conversar com Vladimir Putin, observando que os dois sempre tiveram um "bom relacionamento".
Trump pode se reunir com Zelensky e não descarta conversas com PutinGettyimages.ru / Chip Somodevilla

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que poderá se reunir com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, na próxima semana, ao mesmo tempo em que reiterou seu compromisso de encerrar o conflito ucraniano.

"Provavelmente me encontrarei com o presidente Zelensky na próxima semana e provavelmente falarei com o presidente Putin. Gostaria de ver o fim dessa guerra. Por que diabos eles estão matando tantas pessoas? Eles estão perdendo milhões de pessoas no campo de batalha", afirmou em uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba.

Trump esclareceu que não irá à Ucrânia, mas disse que se Zelensky viajar para os EUA na próxima semana, ele se reunirá com ele. O presidente também não rejeitou a possibilidade de se reunir com Putin, enfatizando que os dois sempre mantiveram um bom relacionamento. 

"EUA quer algo em troca"

O presidente dos EUA anunciou também que disse ao líder do regime de Kiev que Washington precisa de algo em troca do dinheiro gasto na Ucrânia.

De acordo com o presidente, Washington já conversou com Zelensky "sobre qualquer equivalente do dinheiro dos contribuintes norte-americanos". O político enfatizou que não permitiria que ninguém mais se aproveitasse dos EUA.

Nesse contexto, Trump também se referiu às discussões que deseja abordar com o lider do regime de Kiev sobre o apoio à Ucrânia. "Uma das coisas que estamos discutindo com o presidente Zelensky é a segurança de seus ativos", disse. "Também estamos pedindo ao presidente Zelensky a segurança de colocar todo esse dinheiro", concluiu.

Mais cedo, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Brian Hughes, ressaltou as alegações de Trump, afirmando que, com as terras raras da Ucrânia, os EUA poderiam compensar todo o dinheiro que gastaram na ajuda a Kiev.

"Como o presidente Trump compartilhou ontem, os EUA precisam recuperar todo o dinheiro que gastam ou gastaram em ajuda à Ucrânia. As discussões no fim de semana se concentraram na melhor forma de garantir esse reembolso, e um cronograma ainda não foi estabelecido", afirmou o funcionário, referindo-se às alegações do presidente de que ele quer se apoderar dos recursos ucranianos em troca de ajuda militar.