!['Oferta de compra': Kremlin reage a fala de Trump sobre recursos raros da Ucrânia em troca de ajuda](https://mf.b37mrtl.ru/brmedia/images/2025.02/thumbnail/67a1fa37e15121621e05fba4.jpg)
Ucrânia quer guerra direta entre EUA e Rússia, revela assessor de Zelensky
![Ucrânia quer guerra direta entre EUA e Rússia, revela assessor de Zelensky](https://mf.b37mrtl.ru/brmedia/images/2025.02/thumbnail/67a63c778a64352376039d0d.jpg)
O confronto armado direto entre Rússia e Estados Unidos seria "mais preferível" para a Ucrânia, afirmou Mikhail Podoliak, assessor do presidente ucraniano, em entrevista à RBC Ucrânia.
Podoliak respondeu a uma pergunta sobre as declarações de Donald Trump, que não descartou o envio de tropas americanas para a Faixa de Gaza.
!['Oferta de compra': Kremlin reage a fala de Trump sobre recursos raros da Ucrânia em troca de ajuda](https://mf.b37mrtl.ru/brmedia/images/2025.02/thumbnail/67a1fa37e15121621e05fba4.jpg)
O entrevistador questionou se haveria chance de os EUA também mobilizarem forças para a Ucrânia, com o objetivo de retomar territórios perdidos e derrotar Vladimir Putin.
"Podemos especular sobre muitas coisas, mas há fatores racionais. Não é necessário levar os Estados Unidos e a Rússia a um confronto direto, mas, certamente, isso seria muito melhor para nós, porque é um nível diferente", afirmou Podoliak, acrescentando que a questão é "muito complicada".
Acordos e recursos estratégicos
A declaração foi feita enquanto Podoliak comentava um possível acordo entre Ucrânia e EUA sobre o desenvolvimento de depósitos minerais, proposta apresentada pelo líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, em outubro.
Trump, por sua vez, também manifestou interesse nas terras raras e minerais essenciais da Ucrânia, em troca de assistência a Kiev.
O assessor ucraniano ainda expressou dúvidas sobre a possibilidade de os países europeus apoiarem o envio de tropas de paz para a Ucrânia. Segundo ele, essa opção seria difícil de justificar para os eleitores, além de enfrentar forte oposição da Rússia.