Israel bombardeia Líbano rompendo novamente o cessar-fogo

Na noite de quinta-feira (6), Israel realizou uma série de ataques aéreos ao sul e ao leste do Líbano, apesar do cessar-fogo com o grupo xiita Hezbollah estar em vigor, informou a Agência Nacional de Notícias do país árabe.
A força aérea israelense bombardeou uma área entre os vilarejos de Bfaroueh e Aazze, no distrito de Nabatiye, no sul do Líbano, além de uma cadeia montanhosa no leste, na fronteira com a Síria. Aeronaves sobrevoaram Beirute e seus subúrbios. Até o momento, não há registros de vítimas.
Israeli airstrikes against Hezbollah reported in al-Khreibeh, Lebanon, a short time ago. The airstrikes are well into Lebanese territory and on the border with Syria. pic.twitter.com/sCAFk6POAK
— Joe Truzman (@JoeTruzman) February 6, 2025
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram ter realizado "um ataque preciso em território libanês contra duas instalações militares" que, segundo os militares israelenses, armazenavam armas do Hezbollah, em violação ao acordo de cessar-fogo.
"IDF continua a atuar para eliminar qualquer ameaça contra o Estado de Israel e impedirá qualquer tentativa da organização terrorista Hezbollah de reconstituir suas forças, conforme os acordos de cessar-fogo", declarou o Exército israelense em sua conta na rede social X.
فيديو يوثق الغارات الإسرائيليّة التي استهدفت مرتفعات سلسلة جبال لبنان الشرقية. pic.twitter.com/GZPd4oOUCM
— Lebanon 24 (@Lebanon24) February 6, 2025
- O cessar-fogo de 60 dias entre Israel e o Hezbollah entrou em vigor em 27 de novembro e foi prorrogado na semana passada. Desde então, Israel tem mantido seguidos ataques contra o território libanês.
- O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou no início de janeiro que o país não respeitará o cessar-fogo caso o Hezbollah não retire suas forças do sul do Líbano.