Notícias

Perseguição: EUA querem prender outro avião de Maduro

Washington alega que viagens do governo venezuelano "violam sanções" e reforça pressão contra Caracas.
Perseguição: EUA querem prender outro avião de MaduroGettyimages.ru / Pedro Rances Mattey/picture alliance

As autoridades dos Estados Unidos planejam apreender um segundo avião pertencente à presidência da Venezuela, que no momento se encontra na República Dominicana, informou a Associated Press nesta quinta-feira (6), citando uma fonte do governo norte-americano e um documento do Departamento de Estado.

O secretário de Estado, Marco Rubio, deve anunciar a apreensão durante sua visita a Santo Domingo, última parada de sua viagem por cinco países da América Central, segundo a fonte.

A aeronave em questão é um Dassault Falcon 200, usado por Maduro e outros membros do alto escalão do governo venezuelano, incluindo o vice-presidente e o ministro da Defesa, em viagens para Grécia, Turquia, Rússia e Cuba.

De acordo com a agência, citando o documento, essas viagens teriam violado as sanções impostas pelos Estados Unidos.

Em setembro do ano passado, outro avião presidencial de Nicolás Maduro foi apreendido também na República Dominicana pelas autoridades norte-americanas, que alegaram que a aquisição da aeronave desrespeitava as sanções contra a Venezuela.

Segundo a CNN, a aeronave teria sido levada para a Flórida, de acordo com duas fontes do governo dos EUA que não tiveram suas identidades reveladas. Até o momento, não houve resposta oficial das autoridades venezuelanas.

A operação de apreensão envolveu o Departamento de Segurança Interna, o Departamento de Comércio, o Departamento de Indústria e Segurança e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.