Notícias

Chancelaria russa: Moscou espera que a ONU peça ao Ocidente que pare de enviar armas para Kiev

Maria Zakharova referiu-se às palavras do porta-voz da ONU de que a "retórica" que poderia "exacerbar o conflito" deveria ser evitada.
Chancelaria russa: Moscou espera que a ONU peça ao Ocidente que pare de enviar armas para KievGettyimages.ru / Lev Radin/Pacific Press/LightRocket

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse, nesta terça-feira, que Moscou espera que o secretário-geral da ONU peça ao Ocidente que pare de fornecer a Kiev armas usadas para atacar civis russos.

Dessa forma, a funcionária referiu-se às palavras do porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, que pediu para evitar "retórica" que poderia agravar o conflito. 

"Desde o início desse conflito [na Ucrânia], temos visto muita retórica que têm o potencial de agravar o conflito. E nosso apelo, que tem sido consistente desde o início, é evitar esse discurso", disse Dujarric em referência às declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, nas quais afirmou que não se descarta o envio de tropas para Kiev.

"Seria maravilhoso se o secretariado da ONU também encontrasse forças para 'observar' o bombardeio da usina nuclear de Zaporozhie pelas Forças Armadas ucranianas; atos terroristas realizados sob as instruções dos serviços de segurança ucranianos; o fato de os extremistas ucranianos terem análogos de agentes de guerra química e muito mais", escreveu a diplomata sênior em sua conta no Telegram.

Zakharova ainda enfatizou que Moscou espera que a ONU peça para "evitar tudo que 'possa agravar o conflito' e, em primeiro lugar, os suprimentos ocidentais de armas usadas pelo regime de Kiev para matar civis". "Como aconteceu hoje em Bryansk oblast", acrescentou.

Nesta terça-feira, três civis ficaram feridos depois que as forças ucranianas atacaram uma aldeia na província russa de Bryansk com fogo de artilharia.

Os projéteis atingiram o centro do vilarejo e danificaram um prédio administrativo. Uma das vítimas ficou gravemente ferida, enquanto outros dois moradores locais sofreram ferimentos moderados.