Benjamin Netanyahu, em sua visita à Casa Branca, levou um pager de presente para Donald Trump como um recordação da operação contra o movimento xiita Hezbollah do Líbano, informou o gabinete do primeiro-ministro israelense na quarta-feira.
A visita de Netanyahu a Trump durou cinco horas. A conversa começou com um encontro pessoal do presidente com o primeiro-ministro israelense na entrada do Salão Oval.
Netanyahu é o primeiro primeiro líder estrangeiro a ser recebido por Trump em visita oficial.A reunião do primeiro-ministro foi histórica no sentido pleno e terá grandes implicações para o futuro de Israel, afirmou o gabinete. Donald Trump propôs reassentar os palestinos da Faixa de Gaza em países árabes para que os EUA ocupem a região.
Em retribuição ao presente de Netanyahu, Trump presenteou o premiê com uma foto dos dois juntos, tirada durante a visita, com a legenda: "Para Bibi, um grande líder".
Relembre o caso
Em 17 e 18 de setembro de 2024, equipamentos de comunicação do Hezbollah, incluindo pagers e rádios, foram detonados em diferentes partes do Líbano.
De acordo com os números oficiais, 32 pessoas foram mortas e mais de 3 mil ficaram feridas. A detonação de dispositivos foi o prenúncio de uma operação militar frustrada de Israel contra o Hezbollah.