O presidente chileno, Gabriel Boric visitou o Uruguai e se reuniu com importantes figuras políticas do país, incluindo o ex-presidente José "Pepe" Mujica, com quem se encontrou na segunda-feira (03).
Boric, ao comentar sobre a situação política na Venezuela, criticou mais uma vez o processo de reeleição de Nicolás Maduro, líder do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), nas eleições de julho de 2024.
"Como Pepe bem observou, e eu concordo com ele, não tenho dúvidas de que as eleições na Venezuela foram fraudadas", acusou Boric, sem mencionar nenhuma prova ou evidência.
Durante sua visita, ele ainda se reuniu com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (do Partido Nacional, de direita), e com o presidente eleito Yamandú Orsi (da Frente Ampla, de esquerda), que tomará posse em 1º de março.
O chileno expressou sua admiração por Mujica e sua esposa, Lucía, destacando-os como exemplos de "convicção, honestidade e princípios".
- No início de janeiro, Pepe Mujica, de 89 anos, anunciou que interromperia o tratamento contra o câncer, afirmando que estava "morrendo".