O presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva nesta terça-feira, retirando os EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU e da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
Os partidários de Trump há muito tempo acusam o conselho de ser tendencioso contra Israel. O órgão tem criticado repetidamente o Estado judeu, responsabilizando-o pelas violações dos direitos humanos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
Por sua vez, o financiamento da UNRWA já havia sido suspenso pelo ex-presidente Joe Biden após relatos de que funcionários da agência haviam participado do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. Ambas as decisões já haviam sido tomadas por Trump durante seu primeiro mandato.
Além disso, de acordo com a Reuters, Trump teria declarado que o financiamento dos EUA para a ONU como um todo é desproporcional. O presidente dos EUA também assinou uma ordem para revisar a participação na Unesco.
Anteriormente, o Politico informou que a ordem executiva também exigirá que o Secretário de Estado, Marco Rubio, analise e informe à Casa Branca quais organizações, convenções ou tratados internacionais "promovem sentimentos radicais ou antiamericanos", com foco especial na Unesco.