Os planos do presidente dos EUA, Donald Trump, para adquirir metais de terras raras da Ucrânia foram caracterizados como uma "proposta comercial" pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em declarações aos repórteres.
"Bem, se chamarmos as coisas pelos seus nomes, trata-se de uma oferta [para Zelensky] comprar assistência, ou seja, não para continuar fornecendo de forma gratuita ou sob outra base, mas especificamente em uma base comercial", afirmou Peskov, citado pela RIA Novosti nesta terça-feira.
O porta-voz também destacou que Washington poderia ajudar a resolver o conflito ao deixar de apoiar Kiev. Ele enfatizou que os EUA continuam fornecendo armas para a Ucrânia e que não houve qualquer anúncio sobre a suspensão desse apoio.
Na segunda-feira (03), Donald Trump declarou que quer as terras raras da Ucrânia — minerais essenciais cobiçados globalmente — em troca de assistência à Kiev.
"Estamos tentando fechar um acordo com a Ucrânia, no qual eles garantirão o que estamos oferecendo em troca de suas terras raras e outros recursos", disse Trump aos repórteres no Salão Oval.
"Quero garantir o fornecimento de terras raras. Estamos investindo centenas de bilhões de dólares. Eles têm grandes depósitos de terras raras e quero segurança no fornecimento. Eles estão dispostos a fazer isso", acrescentou.
- A Ucrânia possui depósitos significativos de mais de 20 elementos de terras raras, como lítio, cobalto, escândio, grafite, tântalo, nióbio, entre outros, além de outras matérias-primas essenciais, como manganês, ferro, ouro, chumbo, zinco, níquel, cobre e zircônio.